Como surgiu os nomes das praias de Bombinhas?

Você sabe o significado dos nomes das praias de Bombinhas?

Praia de Bombas

No passado a Praia de Bombas se chamava Praia Grande, existem duas versões para o nome Bombas, os primeiros moradores confundiram o som do bater das ondas com o som de explosões, a segunda história é que a areia seca da praia faz som de bombinhas quando pisada, isso por conta dos cristais de quartzo presente na sua composição.

Praia de Bombinhas

No passado a atual praia de Bombinhas era nomeada Praia de Bombas, porém com a emancipação do município sendo desmembrado de Porto Belo, precisaram oficializar o nome das praias, então colocaram seu nome no diminutivo.

Praia da sepultura

Esta praia já foi chamada praia da baixada devido a sua característica específica, mas em 1840, devido a uma briga séria entre dois escravos que trabalhavam no local, resultando na morte de um deles que foi sepultado no local, a praia passou a ser chamada de praia da sepultura. Alguns dizem que essa história é lenda e que na verdade ali era um cemitério de escravos.  

Praia do Retiro dos Padres

Na metade do século XIX um navio inglês ficou ancorado no local. Muita gente foi lá para ver o navio e seus tripulantes, pois nunca tinham visto um inglês autêntico. Depois de um período curto por aqui o navio foi embora, mas aquele encontro ficou na memória de quem viu, por isso passaram a chamar a praia de Praia dos Ingleses. Em 1967, a praia foi adquirida pela igreja católica, para ali ser construída uma casa de retiro. Por este motivo mudaram o nome para Retiro dos Padres. Atualmente a população tradicional ainda chama a localidade de Praia dos Ingleses.

Praia do Mariscal

Devido à existência de um grande número do molusco conhecido como marisco, que era encontrado em abundância nos costões que fazem a divisa dessa praia com outras próximas.

Praia de Quatro ilhas

O nome Quatro Ilhas deve-se às quatro ilhas avistadas desde a praia. Uma delas, a Ilha do Macuco, próxima ao continente. A praia também é conhecida pela grande cruz instalada em suas areias. Contam os moradores que dois pescadores, após terem encontrado a cruz na beira do mar, ficaram tão impressionados que resolveram fincá-la no mesmo local onde a acharam.

Praia de Zimbros

Recebeu esse nome, pelos primeiros açorianos que exploraram a região e que encontraram aqui um arbusto que apresentava frutos aromáticos e medicinais chamado zimbro. Das bagas de zimbro é produzida uma bebida alcoólica conhecida por Gin.

Praia do cação

Os antigos moradores deram esse nome pois aqui era comum a pesca de cação; nome dado aos filhotes de tubarão – agora que seu coração saiu pela boca e voltou, saiba que nos dias atuais não há qualquer registro de avistamento de tubarões nessa região.

 

Gostou dessa dica? Não saia antes de ler os outros posts para aprender ainda mais sobre nossa cidade.

Gostou? Compartilhe!