Bombinhas possui 39 praias o que torna impossível conhecer todas em uma semana. Porém criamos um roteiro para facilitar você a conhecer o maior número de praias possível em 5 dias. Esqueça o Morro do Macaco, Eco 360, Trilha de Zimbros ou qualquer outro trecho que te faz perder muito tempo andando, a ideia aqui é conhecer o máximo de praias que der.
Primeiro passo é escolher um período de baixa temporada, que pode ser de Setembro a Novembro (1ª Quinzena) ou de Fevereiro (2ª Quinzena) a Abril.
Segundo passo é procurar uma hospedagem que seja concebível entrar até 12h, esqueça aquele hotel maneiro cujo check-in é as 14h. Hospedagem perto da praia é obrigação, né?! A ideia é não perder tempo. Vou te apresentar primeiramente os destinos, caso você já conheça algum deles ou não quer ler sobre pule para o final pois lá está o roteiro.
Praia de Bombas
Bombas é o melhor lugar para se hospedar, pois possuí um centro comercial ativo o ano todo, e tudo bem próximo se hospedar perto da praia é obrigação, assim você aproveita melhor sem tempo por aqui. As águas do mar são quase sempre calmas, ao lado esquerdo possui um costão de pedras cercado por mata atlântica e do lado direito está a Passarela que liga a praia de Bombas até a praia do Ribeiro.
Praia do Ribeiro
A pequenina Praia do Ribeiro, fica entre as praias de Bombas e a praia do centro. Para chegar nela o turista deve utilizar a passarela que se encontra ao final da praia de Bombas. Em épocas de baixa temporada é possível dividir a praia com poucas pessoas e se tiver sorte ela pode ser “só sua”, mas durante a alta temporada é um dos destinos mais procurados por quem se hospeda em Bombas.
Praia da Lagoinha/ Bombinhas /Embrulho/Prainha
Localizadas no canto direito da praia do Centro (Bombinhas). As três são paradisíacas, com águas cristalinas e faixa de areia branca. A mais famosa é a Lagoinha, ela recebe diariamente a visita de milhares de peixinhos coloridos. Aqui possui inúmeros bares e restaurantes e com certeza você não pode deixar de conhecer.
Praias da Sepultura/Biguá/Miséria/ e Retiro dos Padres
Essa é a praia mais famosa da cidade e é destino certo para quem vem a Bombinhas. Vir a Bombinhas e não visitar a sepultura é como visitar o Rio de Janeiro e não conhecer o Cristo Redentor. As três praias possuem águas calmas e cristalinas, com formações rochosas elas ajudam a formar piscinas naturais. A sepultura é destinos certo dos mergulhadores, tanto de cilindro quanto Snorkel.
Quem vai a sepultura encontra uma bifurcação no caminho, para a esquerda está a Sepultura e para a direita está o Retiro dos Padres.
O Retiro dos Padres é bastante procurada por campistas e pessoas que buscam sossego, contato com a natureza e boa gastronomia, sendo ideal para acampar, curtir um bom banho de mar, praticar mergulho e pesca.
Se você parou de contar, até aqui já foram 10 praias, mas calma ainda tem mais praias para eu te apresentar e como você fará para conhecer todas elas.
Se você parou de contar, até aqui já foram 10 praias, mas calma ainda tem mais praias para eu te apresentar e como você fará para conhecer todas elas.
Praia de 4 Ilhas
Antes chamada por Praia de Fora, por conta da geografia de mar aberto. Seu nome atual deriva-se, do avistamento frente a praia, das quatro Ilhas oceânicas: Galé, Deserta e Macuco. Possui dois extremos diferentes, de um lado propicia para a prática do surf com ondas desafiadoras e do outro ideal para crianças e para a prática de snorkeling. Suas areias brancas e restinga preservada, emolduram a paisagem, tornando a praia ainda mais linda.
Praia do Atalaia/Mariscal/Canto Grande/Conceição.
Se você perguntar para um nativo onde fica a praia do Mariscal ele vai te dizer que não existe Mariscal e que o nome é mar de fora, assim era chamada a grande praia do Mariscal que se inicia no canto esquerdo conhecido como Atalaia, onde a prática de surf é praticamente diária. O meio da praia conhecida como Mariscal e ao final da faixa de areia está a Praia de Canto Grande, antigo Reduto de pescadores, aqui ainda se preserva a pesca Artesanal da tainha, atividade passada de pai pra filho. É difícil afirmar exatamente o local onde Mariscal “vira” Canto Grande, mas se você gosta de praia com grande faixa de areia esse é o lugar certo. Após o Canto Grande está a praia da conceição onde possui uma irresistível ilhota de onde é possível ficar frente a frente com os surfistas que se aventuram a pegar onda ao lado dela, nessa ilhota possui 2 mirantes para fazer excelentes fotos além de curtir a maravilhosa vista.
Praias de Zimbros e Morrinhos
As Praias de Zimbros e Morrinhos ficam na Baía de Zimbros, esão ocupadas, em grande parte, por moradores e pessoas que possuem casas de veraneio. Elas são praias de águas tranquilas e concentram muitas embarcações.
Em Zimbros é possível comprar peixe fresco e marisco recém colhidos das fazendas marinhas que ficam nos dois extremos da Baía de Zimbros. São muitas opções de peixarias.
- É muita praia, como conhecer todas ou a maioria delas em 5 dias?
É possível sim conhecer todas elas. Programe-se para chegar em Bombinhas até 12h, se organize e vá para o 1º destino; Bombas e Ribeiro, aproveite toda sua tarde aqui. No segundo dia saia por volta das 9h em direção ao 2º destino; Praia da Lagoinha/ Bombinhas /Embrulho/Prainha, elas estão uma ao lado da outra, por isso é possível conhecer todas numa manhã. Um ponto de referência para estacionar é o carro é a conveniência Summer, você vai descer na praia do centro virar à direita, ali você verá uma passarela entra um amontoado de pedras, a Lagoinha é a primeira praia depois da passarela. Almoce por ali mesmo, essas praias oferecem uma excelente estrutura de restaurantes e bares, os preços são diversificados pois você encontra desde do arroz com feijão até iguarias mais finas. Se você estiver com mais pessoas recomendo pedir sequencias de peixe com acompanhamentos, na hora de dividir fica uma conta leve. Seu 3º Destino é a praia da Sepultura e suas praias irmãs. São praias paradisíacas, além de ter um muitas histórias presentem no folclore bombinense. Se te restar um tempo, aqui tem outros lugares a se explorar, o principal deles é a Piscina Natural da Sepultura, porém para chegar lá precisa de 20min de caminhada, temos um artigo falando somente dela.
No outro terceiro dia seu 4º Destino será a praia de 4 Ilhas/ Atalaia e Mariscal.
Aproveite 4 ilhas pela manhã antes que a praia encha de gente, um dos destinos mais desejados de Bombinhas, a praia de 4 ilhas é pequena, e mesmo em baixa temporada a praia sempre está lotada. Vale a pena aproveitar e fazer a trilha de 4 ilhas, ela é pequena e fácil, mas recomendamos o uso de calçado fechado. Se você quer almoçar barato aqui não é o lugar, você pode até conseguir algo barato, porém 4 ilhas é conhecida por seu alto padrão de frequentadores assim qualidade de restaurantes é outra. Ao sair de 4 ilhas com destino a Mariscal aproveite para parar o carro no Mirante de Mariscal, daqui é possível ver toda a praia de Mariscal incluindo Canto Grande, além da vista muito linda é possível fazer belas fotos com o fundo lindíssimo. A primeira praia de Mariscal é a praia da atalaia, é possível reconhecê-la pois possui uma faixa de areia pequena de aproximadamente 200m e ela é cercada por rochas.
Em nosso penúltimo dia, o passeio fica por conta das praias de Canto de Grande, em baixa temporada essas são as praias com menos frequentadores, ótima opção para quem quer curtir um sossego. Quando o assunto é gastronomia, o Canto Grande é a melhor opção, possuí centenas de restaurantes e bares, é muito barato comer por aqui comparada a 4 ilhas e Bombinhas.
Por fim, o 5º Destino as praias de Morrinhos e Zimbros estão presentes na baia de zimbros, a água aqui é quase parada, sem onda nenhuma. Pôr a água ser mais escura muita gente as deixam fora do roteiro. Mas é aqui que se encontra o por do sol. O Sol se ponha atrás da costeira de Zimbros, por isso vale a pena chegar no Trapiche de Morrinhos por volta das 17h e curtir essa beleza que Deus nos deu.
Esse roteiro não precisa ser seguido à risca, porém a sua estrutura está montada para que o turista possa dar a volta completa pela cidade. Se você quiser subir o morro do macaco e curtir o por do sol, também pode ser uma opção afinal ele fica no Canto Grande, mas nossa ideia de hoje era apresentar uma maneira de conhecer o maior número de praias possível.